Monday 8 February 2010

Os objectos do quotidiano contemporâneo

O sapato Marilyn, como metáfora da feminilidade.

Uma metáfora das expectativas e inclinações da feminilidade contemporânea: eis o sapato Marilyn. Esta e outras peças formadas por tachos e tampas em aço inox, às quais são atribuídos nomes de mulheres importantes na cultura popular. Carmen Miranda, por exemplo, é um dos nomes escolhidos por Joana Vasconcelos. As diferentes denominações contribuem para a multiplicidade de significados que as suas obras geram.

Ao explorar assuntos da esfera privada e pública, Joana Vasconcelos debate o papel tradicionalmente reservado à mulher. Conforme questiona, «as panelas são etnografia portuguesa? Não! Os talheres de plástico? Também não! São produtos culturais de uso corrente, são as formas conscientemente ignoradas do nosso quotidiano». E complementa ao afirmar que as suas peças «funcionam como uma ignição para questionar as nossas decisões e afirmações quotidianas.»

No universo artístico, uma das questões é o que a utilização de objectos do quotidiano pode dizer sobre o nosso tempo. Normalmente, esses objectos são usados para análise e estudo, quer pelos arqueólogos, sobre a história humana e através da análise de artefactos, quer pelos sociólogos, sobre o desenvolvimento, estrutura e funcionamento da sociedade humana.

Mas outra das questões é como avaliar quantitativamente uma peça de arte com menos de um ano de existência, quando ainda não teve o tempo necessário para ser inscrita no circuito de validação de obras de arte!

Concebido á menos de um ano, o sapato Marilyn, que está estimado entre 110 mil e 170 mil euros (£100 000-£150 000), é um dos 52 lotes à venda no leilão de arte contemporânea promovido pela casa Christie’s, de Londres, no dia 11 de Fevereiro.

Em Junho de 2009, a peça Coração Independente Dourado (2004) foi vendida em leilão também da Christie’s, por 129 mil euros.

Published at NS'213/IN#109, Mercado da Arte (68), (Diário de Notícias N.º 51439 e Jornal de Notícias N.º 250/122), 6 de Fevereiro de 2010. Portugal Joana Vasconcelos, Marilyn, 2009. Courtesy Christie's 2010

No comments :