Tuesday 16 March 2010

Porquê censurar?

No Verão de 1973, o filme As Lágrimas Amargas de Petra von Kant [Die bitteren Tränen der Petra von Kant] (1972), do alemão Rainer Werner Fassbinder, foi avaliado por uma comissão que o definiu como «um filme de intensidade dramática que respira, desde a primeira à última imagem, um clima de sensualidade e erotismo como raramente têm visto». Por isso a comissão reprovou a sua exibição pública.

Passados 37 anos, em Fevereiro de 2010, o Prémio BES Photo é atribuído a um conjunto de obras onde está exposto publicamente todo o processo de crítica administrado pela censura a esse filme. Os mecanismos de captação e controle temporal são apenas dois dos elementos evidenciados por Filipa César (n. 1975) num corpo mais abrangente sobre o registo da efemeridade dos momentos e dos eventos que definem e caracterizam as circunstâncias da sociedade portuguesa contemporânea.

Na sua sexta edição, o Prémio BES Photo foi atribuído a Filipa César. Helena Almeida (2004), José Luís Neto (2005), Daniel Blaufuks (2006), Miguel Soares (2007) e Edgar Martins (2008) foram os artistas vencedores das edições anteriores.

A última expansão da Iwan Wirth
Enquanto algumas galerias fecham as suas portas ao público e outras reduzem no número de assistentes ou, ainda, prolongam exposições, tendo em vista a redução dos custos fixos, a galeria Hauser & Wirth, com a metodologia suíça que a tem caracterizado, aposta precisamente na expansão. A galeria vai abrir um novo espaço, com cerca de 1.400 metros quadrados (divididos em duas salas), este Outono, na Saville Row. Localizado no centro de Londres, este vem juntar-se aos outros quatro já existentes. Um em Zurique, outro em Nova Iorque e mais dois em Londres (Piccadilly e Old Bond Street). A galeria Hauser & Wirth representa artistas contemporâneos de reconhecido mérito e importância para a história da arte como Louise Bourgeois, Dan Graham, Paul McCarthy ou Anri Sala.

Published at NS'218/IN#114, Mercado da Arte (70), (Diário de Notícias N.º 51474 e Jornal de Notícias N.º 285/122), 13 de Março de 2010, Portugal. Filipa César, Film Still de Insert, 2010. Courtesy Courtesy Museu Colecção Berardo; Louise Bourgeois, vista da instalação no Centro Pompidou (Paris), 2008. Courtesy Hauser & Wirth Photo: Adam Rzepka

No comments :