Tuesday 11 May 2010

Arte na experiência consumista

A multinacional sueca IKEA, conhecida por aliar bom design e funcionalidade a um preço baixo, tem planeada uma encomenda no valor de milhares de euros a importantes artistas contemporâneos para conceberem e introduzirem obras de arte na loja da marca em Moscovo.

Previsto para abrir em 2012, este novo espaço – com 260 mil metros quadrados de lojas, restaurantes e uma pista de gelo, a par da conhecida loja de venda de mobiliário e decoração para casa – vem juntar-se a outras áreas entretanto criadas, como o Garage Centre for Contemporary Culture, de Dasha Zhukova, inaugurado em 2008, o Art4ru, do multimilionário Igor Marking, inaugurado em 2002, dedicadas à promoção e difusão da cultural e da arte contemporânea.

A inclusão de obras de artistas como Piotr Uklanski, Jeppe Hein e Jim Lambie na futura megaloja faz parte do plano da empresa para criar uma experiência diferente no comércio de retalho: aliar a experiência comercial à cultura e ao lazer no mesmo espaço. Dados económicos do grupo IKEA referentes a 2009 mostram um aumento de 1,4 por cento no volume de vendas, para um total de 21,5 mil milhões de euros.

Reflexos do poder
O trabalho de Isabelle Faria (n. 1973) presente na Galeria 111 desenvolve-se na linha da reflexão política e é uma chamada de atenção sobre um conjunto de princípios apresentados como verdade incontornável. Os grupos de desenhos (lápis de aguarela sobre papel, com valores entre os dois mil e os 6,5 mil euros) apresentam-se como referências históricas com uma capacidade representativa análoga à capacidade de o poder manter a sua estrutura através da constante alimentação das forças libertadas pela desintegração do núcleo de uma aparente individualidade. Os desenhos são reflexos individuais de expressões morfológicas de elementos sociais transportadas para um contexto natural – gorilas, chimpanzés, orangotangos ou bonobos e mais um conjunto de animais, como cães geneticamente transformados ou mochos, águias e abrutes.

Published at NS'226/IN#122, Mercado da Arte (68), (Diário de Notícias N.º 51530 e Jornal de Notícias N.º 341/122), 8 de Maio de 2010, Portugal. Piotr Uklanski, Untitled (Pentecost), 2008. Courtesy Gagosian Gallery; Isabelle Faria, The World, 2009. Courtesy Galeria 111

No comments :