Monday 17 May 2010

Centros de harmonia social

Os visitantes e as audiências das artes retêm qualidades próprias nos produtos procurados diferentes de outras áreas sociais, mas mesmo assim no âmbito geral estes ainda permanecem consumidores de direito próprio.

Apesar da crise actual ter perturbado profundamente os padrões sociais no consumidor modelo, dados relativos a visitas a Museus e Palácios do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), nos dois primeiros meses de 2010, revelam um ligeiro acrescimento, para um total de 245 367 visitantes, cerca de mais vinte mil visitas quando comparado com igual período em 2009.

É visível a crescentemente intenção por parte dos museus e das outras instituições culturais em promoverem um turismo cultural sustentável, de criarem condições para melhorar a qualidade da visita para o turistas, e a preocupação em permitir o bom desfrutar sem destruir o património à sua salvaguarda.

O Dia Internacional dos Museus, que se celebra-se no dia 18 de Maio, vem mais uma vez demonstrar a importância do espaço museológico em questões sociais. Por exemplo, o Museu Calouste Gulbenkian tem estado a trabalhar com um grupo de jovens problemáticos, à já um ano. O objectivo do museu é criar um clube onde os princípios sejam «ser, respeitar, estudar, construir». Enquanto, o Museu de Serralves durante toda a semana apresenta um conjunto de actividades dedicadas à energia e biodiversidade.

Este ano, sob o tema «Museus e Harmonia Social», os museus criam e exploram actividades culturais e festivas que se articulam com os desafios e as necessidades sociais, cultuais e económicas do contexto actual global, e sublinhem a diferença com tolerância em coexistência no mesmo espaço.

Durante as comemorações deste ano, além da entrada gratuita durante o dia de hoje, 15 de Maio, e no dia 18 de Maio (entre as 10h e as 18h), nos espaços museológicos da Rede Portuguesa de Museus, esta efemeridade festiva propõe também a «Noite Europeia dos Museus» (com início ao final da tarde de 15 de Maio as actividades sugeridas pelas diferentes instituições prolonga-se até cerca da meia-noite).

O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977, pelo Conselho Internacional dos Museus (ICOM), e tem por objectivo fazer com que o público em geral fique ciente de quanto importante são os museus para o desenvolvimento da sociedade.

No comments :