Monday 1 July 2013

Review: Agnieszka Brzeżańska: I Love You. Be Good

Marlborough Contemporary
Agnieszka Brzeżańska I Love You. Be Good

Agnieszka Brzeżańska, I Love You. Be Good exhibition view.
Image: courtesy the Artist and Marlborough Contemporary
O que poderá significar o confronto com a realidade ambivalente transportada na cultura da imagem, ao invés de se viver na negação dos seus efeitos doutrinais? A cultura da imagem diz-nos o que desejar, ao invés de nos instruir sobre ‘o que desejar’! A exposição I Love You. Be Good, da artista polaca (a residir entre Varsóvia e Berlim) Agnieszka Brzeżańska (1972), inaugurada recentemente na Marlborough Contemporary (Londres) coloca e responde, ao mesmo tempo, a esta questão. A exposição é composta por oito óleos sobre tela (200 x 150cm) e por dois desenhos sobre papel (21 x 29.7cm) sem qualquer referente ou significante. São o que são, em vez de mostrarem o que poderão ser. Concebidas com uma fluidez materialmente precisa, que mimicam os movimentos de instrumentos laboratoriais – a máquina de filmar, quando a artista quer realizar ou produzir filmes/vídeos, ou/e, a máquina de fotografar, quando quer captar imagens sobre a realidade que a rodeia – as pinturas e os desenhos são vistos como breves intercuts. Alternam entre a realidade social ao relacionarem imagens e histórias de forma a comporem narrativas, possíveis, indeterminadas, entre múltiplas e variadas existências. I Love You. Be Good relaciona força e representação. Como espectadores vislumbramos uma multitude de referências entre realidades imaginadas, sonhadas ou impostas visualmente na forma de iconografias e mitologias cerimoniosas e performáticas que permitem satisfazer a ilusão aspirada pelos nossos desejos.

Agnieszka Brzeżańska, Untitled
(crayon on paper, 29.7 x 21cm) 2013.
Image: courtesy the Artist
and Marlborough Contemporary
Como é sobejamente conhecido, a pintura libertou-se da qualidade condicionante de representação de uma ilusão da realidade visual, com o advento da fotografia, nos inícios do século XIX. Hoje, esta ambiguidade representa um significante vazio, quase sem sentido para com a realidade. Em particular, na pintura abstracta, na qual, a racionalidade expressa na execução da obra é utilizada sem qualquer outra qualificação significativa ou de representação. Muita da arte abstracta coloca formas deformadas em espaços vazios de modo a que a sua abstracção possa personificar as figuras invisíveis; percepções que condicionam a sensação inquietante que o observador sente quando vê formas familiares e humanas, semelhantes a determinantes icónicos ou mitológicos. As quais apelidamos de ‘figuras’. Na realidade não são figurativas nem estão para além da figuração, mas são acumulações e coagulações de sensações. Por esta razão, e outras, a abstracção existe num continuum. Ainda assim, podemos afirmar que na pintura contemporânea ela afastou-se do domínio da representação, localizada ao nível da ilustração e figuração narrativa, para estar mais próxima e ser experiência pura, localizada ao nível do sensível: Piet Mondrian, Wassily Kandinsky, Jackson Pollock, Francis Bacon, exemplificam esta lógica do sensível, que não é nem racional, nem reflexiva, mas uma sensação corpórea a transbordar e a atravessar todos os domínios. Na dissolução dos regimes totalitaristas, na Europa, com o término da II Grande Guerra, e a subsequente desintegração dos Impérios colonialistas, o entusiasmo para com a abstracção cresceu. Para o sociólogo e filósofo Alemão, T. W. Adorno (1903 - 1969), esta abstracção foi a resposta social encontrada para a crescente diluição das relações sociais que começavam a caracterizar a sociedade do pós-Guerra; enquanto, o teórico-político Norte-Americano, F. Jameson (1934), influenciado pelo pensamento critico-social marxista, da Escola de Frankfurt, da qual Adorno foi um dos membros mais influente, vê, também, esta dinâmica operativa, realizada ao nível dos sistemas de relações sociais e económicas e nas imposições de poder, como uma das características da sociedade global dos finais do século XX. Podemos, ainda, considerar o ênfase positivo no potencial igualitário da esfera pública da diáspora global, conseguida através do uso das novas tecnologias e sistemas de mobilidade e mediação de massas: a Primavera Árabe – movimentos de forças cívicas que estão a ocorrer no Médio Oriente e no Norte de África, em países como, Tunísia, Egipto, Líbia, Síria, mas também Argélia, Jordânia, Líbano, Marrocos, Arábia Saudita, etc. – e, mais recentemente, os movimentos que tiveram efeito em outras zonas do globo, nomeadamente na Turquia e no Brasil. Demonstrações de desobediência e resistência civil para com os extremismos ideológicos e religiosos, e para com os autoritarismos dos sistemas políticos e económicos. Ou seja, para a retórica tradicional, figurativa e icónica, a tendência para a abstracção fez com que a percepção da ilusão da realidade fosse, sem qualquer dúvida, evidentemente, mais sombria; apresentam-nos uma imagem ambivalente, no seu melhor, pois é dotada de valores múltiplos, e cataclísmica, no seu pior, pela libertação súbita de energia e forças de difícil controlo.
Para o filósofo Francês, Gilles Deleuze (1925-1995), esta forma de pensar representativa, sufoca a criatividade, deixa os conceitos, ditos superiores, imunes à crítica, e tende a encerrar a mente para o dinamismo, para a particularidade, e para a mudança que é evidente na experiência vivida. Não só aquela linha de pensamento serve para proteger o status quo dominante, assim como alivia os conceitos e as posições dominantes de uma crítica produtiva. Por conseguinte a pintura contemporânea aproximou-se da representação mental, abstracta e geral, de um objeto, da noção abstracta do conceito.

Agnieszka Brzeżańska, Elegy and Sentimental (oil on canvas, 200 x 150cm) 2013.
Images: courtesy the Artist and Malborough Contemporary

O corpo de trabalho desenvolvido por Brzeżańska é uma poderosa expressão da ambivalência anteriormente referida, adiciona a sensação de movimento à complexa retórica cultural. A sua força está em incorporar o passado no presente. Não ser unicamente uma anárquica ruptura formal. Por isso é que, apesar de Brzeżańska ter chegado tarde à pintura, ela consegue encontrar o seu espaço nos detritos do todo. Conforme expressa o crítico e curador Andrew Renton, sobre o trabalho da artista, em L’Artiste, Le Modèle et la Peinture, “num acto de fé em que a pintura pode ainda ser capaz de trabalhar como pintura no espaço que lutou para si.” Com este dilema, a artista, quer em Sentimental e em Elegy (2013), quer na série de desenhos, Sem Título (2013), faz uma opção: reconhece o preço pago pelo mundo tecnologicamente desenvolvido, na sua forma de estar, e rejeita a alternativa de ingenuidade e falsidade, ao aderir à ilusão de que a territorialização comporta necessariamente figuração, iconografia e mitologia; a sensação de movimento, quando nos deslocamos absolutamente sós por entre a multitude de seres, por entre paredes, blocos de apartamentos, nas ruas iluminadas por néon, a impor-nos ‘o que desejar’, de uma cidade, de um espaço artificialmente construído pelo ser humano, é referida e incluída em Where Beings Lose Their Faces e Tesla (ambas pinturas são de 2013); o resultante palimpsesto de territórios expandidos une-se aos territórios normalmente isolados, um desmembrar que, de outra forma, conveniente, dissocia os procedimentos das novas tecnologias nas explorações dos recursos sensitivos no meio das ilegalidades traduzidos na forma de desobediência e resistência civil: The Event e Synchronization (2012); a artista comemora o movimento gerado por energias e forças na experiência vivida através de Dissection of a Thought (2013), por exemplo, ou em Naked Awareness (2013), uma sequência que dissolve e dá passagem a imagens de energia e força. Nas obras de Brzeżańska há, no entanto, um retorno e um reiniciar, mas não necessariamente ao mesmo ponto inicial. A narrativa alterna de forma aleatória.

Agnieszka Brzeżańska, Untitled (oil on canvas, 150 x 200cm), 2013. Image: courtesy the Artist and Marlborough Contemporary
Em I Love You. Be Good, podemos influir na percepção ilusória de estabelecer resíduos para os mitos da territorialização politica e ideológica ao revelar o seu lado obscuro. As obras expostas na Marlborough Contemporary, e por conseguinte, o corpo de trabalho de Brzeżańska, são notáveis pela sua abordagem oblíqua, distante da aparente imediatez das formas de contestação política personificada, por exemplo, no activismo dos movimentos de justiça global. As alusões das pinturas e desenhos, por conseguinte, permanecem sempre precárias, a sua conclusão é sempre incerta. Como os resultado das recentes demonstrações de desobediência e resistência civil. No entanto, ela fá-lo sem dirigir as nossas interpretações, nem inclui informações e expressões autoritárias ao transformar os objectos de possíveis zonas de conflito, em objectos de prazer sensitivo.

Published at Molduras: as artes plásticas na Antena 2: Agnieszka Brzeżańska: I Love You. Be Good

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