Tuesday 21 April 2009

Redes Sociais para coleccionadores

As redes sociais para coleccionadores existentes na internet estão a florir por esse mundo fora. A maioria deste espaços virtuais procura garantir acesso ao conhecimento sobre arte a coleccionadores e investidores, assim como permitir a visualização de trabalhos de novos artistas. Apresentamos, na continuação, uma listagem de quatro sites existentes nesta rede mundial:

  • O Myartspace é uma comunidade online com mais de cinquenta mil artistas, coleccionadores, estudantes, professores, galeristas, curadores, críticos e apreciadores de arte em geral. O acesso é livre e sem custos.
  • Ao criar um fórum global de discussão, interactividade e debate a artreview.com apresenta uma espaço único, ao combinar conhecimento interno com as opiniões de entusiastas.
  • O Independent Collectors apresenta-se como uma ferramenta virtual para coleccionadores modernos e inquiridores. A facilidade de construir uma rede de contactos e partilhar informação sobre galerias e eventos é um dos aspectos positivos. Actualmente ainda é um espaço gratuito.
  • Originalmente concebido pelos graduados do MA Fine Art da Central Saint Martins College of Art and Design e do Royal College of Art (Londres), o artselector oferece um directório visual inovativo sobre artistas, curadores independentes e galerias.

Bienal de Antiguidades
Em contraponto com o esfriar da procura de arte contemporânea, a arte antiga continua a marcar presença no mercado de arte com a mesma temperança e vivacidade de sempre. A 8ª edição da Bienal de Antiguidades apresenta bens palpáveis, «que pela sua qualidade intrínseca e raridade constituem um investimento apetecível e alternativa seguro a outros tipos de activos económicos».

Os 31 expositores, membros da Associação Portuguesa dos Antiquários [APA] mostram o que de melhor há no património cultural móvel em Portugal. Organizada pela APA, a Bienal de Antiguidades decorre entre os dias 17 e 26 de Abril, na Cordoaria Nacional, em Lisboa.

Published at NS'171/IN#067, Mercado da Arte (71), (Diário de Notícias N.º 51147 e Jornal de Notícias N.º 322/121), 18 de Abril de 2009, Portugal. As Três Graças - alegria, bom humor e esplendor (Mármore Branco), Itália, século XIX. Courtesy Conde, Sintra e Associação Portuguesa dos Antiquários, Lisboa

No comments :