Wednesday 2 December 2009

O impacto crescente da Art Basel Miami Beach

De 3 a 6 de Dezembro, Miami Beach (Florida, EUA) acolhe a oitava edição da feira internacional de arte Art Basel Miami Beach. Mais de 250 galerias líderes, oriundas de 33 países da América do Norte, Europa, América Latina, Ásia e África, foram seleccionadas para mostrar obras de mais de 2 mil artistas dos séculos XX e XXI.

O sucesso da Art Basel Maimi Beach fez com que, em 2005, quatro anos após a primeira edição da feira internacional de arte, fosse criado a Design Miami. Um fórum internacional para o design que é concorrente à feira de arte, e que permite acrescentar mais oferta de eventos à cidade. Além de Miami se tornar um centro para a arte e o design no mercado internacional, houve um enriquecimento da comunidade local com o aumento das receitas turísticas.

Este ano, Portugal está representado na feira pela Galeria Graça Brandão, com espaços em Lisboa e no Porto, e a Cristina Guerra Contemporary Art, de Lisboa. Tanto o aluguer do stand como as outras despesas inerentes à participação podem acender a mais de cem mil euros. A gama de preços apresentados oscila entre as centenas da dólares, por múltiplos e obras de jovens artistas, e os vários milhares por obras dignas de um museu. Entre directores de museus e coleccionadores é esperado a visita de mais de quarenta mil amantes da arte.

Published at NS'203/IN#099, Mercado da Arte (70), (Diário de Notícias N.º 51371 e Jornal de Notícias N.º 180/122), 28 de Novembro de 2009 Portugal © Jorge Mayet, Cayendo suave, 2009 Courtesy: Galería Salvador Díaz, Madrid

No comments :