Monday 21 December 2009

Sobre a Capital Europeia da Cultura em 2012

A nível da Comissão Europeia, e de acordo com o relatório apresentado pelo Painel de Selecção para a Capital Europeia da Cultura (CEC) de 2012, o orçamento total previsto para Guimarães 2012 é de 111 milhões de euros.

Dois anos antes da realização do evento, a Fundação Cidade de Guimarães tem previsto: cerca de 60 por cento do montante total para o desenvolvimento das infra-estruturas, nomeadamente a regeneração do centro histórico da cidade e a construção de equipamentos que em princípio irão acolher parte da programação da Capital Europeia da Cultura; os restante 40 por cento estão reservados à programação, nos quais, dez porcento são para as artes, e outros dez porcento para acções de marketing e promoção, ou seja, 11 milhões, para cada área.

A iniciativa Capital Europeia da Cultura, como uma manifestação cultural patrocinada pela Comissão Europeia, reflecte o carácter Europeu do evento, isto enquanto envolve a participação de toda a comunidade local, como intervenientes activos, e não como meros espectadores ou usufruidores de espectáculos exclusivos, desenvolvidos e apresentados por personalidades externas á comunidade local. Desta forma, o programa é concebido para perdurar para além da efemeridade do fogo-de-artifício dos eventos culturais comemorativos, com um impacto sustentável a longo prazo ao nível do desenvolvimento cultural, económico e social, ou seja, esta manifestação contribuiu para o crescimento social e económico, e para a criação de emprego. Dados relativos a 2003, apontam para um contributo de 2,6 por cento do PIB da União Europeia.

Relativamente aos impactos esperados para 2012, os objectivos inscritos para o desenvolvimento da cidade implicam a regeneração urbana da cidade através da cultura – uma regeneração social e económica; a visão da cidade como um modelo de liderança cultural; e a cooperação e a co-criação com outras cidade europeias.

Actualmente existe uma inércia nas práticas sociais e culturais da entidade organizadora, relativamente à CEC Guimarães 2012. Das actividade entretanto programadas, estas mais parecem ser uma brochura turística da cidade com uma intenção local, ao estarem atentas à edificação de monumentos e à concepção de projectos arquitectónicos comparativos a outras cidades nacionais; do que à formação de novos públicos para a cultura; à programação de actividades culturais que visem a integração social de uma comunidade economicamente desprotegida, a residir numa zona do país com uma economia sustentada numa indústria em declínio.

Courtesy: Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura

No comments :