Tuesday 26 January 2010

Mecenato de iniciativas culturais

André Cepeda (1976), Filipa César (1975) e Patrícia Almeida (1970) foram os fotógrafos seleccionados para a 6ª edição do BESphoto. O prémio BESphoto, no valor de 25 mil euros, é uma iniciativa do Banco Espírito Santo em parceria com o Museu Colecção Berardo que procura premiar os criadores portugueses ou residentes em Portugal que tenham apresentado trabalhos fotográficos, neste caso, entre 2008 e 2009. O resultado do trabalho desenvolvido durante os últimos meses pelos três fotógrafos (foi atribuído a cada fotógrafo uma bolsa de produção), seleccionados por um júri constituído por Delfim Sardo (curador, critico de arte e professor), Miguel von Hafe Pérez (curador, critico de arte e director do CGAC, de Santiago de Compostela, Espanha) e Nuno Crespo (crítico de arte), vai estar patente no Museu Colecção Berardo, em Lisboa, entre os dias 1 de Fevereiro e 4 de Abril. No seu conjunto os três fotógrafos apresentam um corpo de trabalho que explora as relações e comportamentos sociais contemporâneos.

O compromisso italiano com a arte
Na noite de 30 de Janeiro, a cidade de Bologna (Itália) transforma-se numa vitrina de excelência para a exposição de arte contemporânea enquanto cria uma oportunidade única para o público entrar em contacto com críticos, artistas e figuras proeminentes do meio artístico italiano. Juntamente à realização da feira internacional de arte contemporânea, ArteFiera Art First 2010, de 29 a 31 de Janeiro, mais de quarenta instituições, museus, galerias, palácios históricos e lojas situadas no centro histórico da cidade apresentam um programa expositivo e concertos durante todo a noite. A maioria das 170 galerias participantes na feira é originária deste país.

Published at NS'211/IN#107, Mercado da Arte (62), (Diário de Notícias N.º 51427 e Jornal de Notícias N.º 236/122), 23 de Janeiro de 2010. Portugal André Cepeda, da série River, 2008 Courtesy the Artist; Thomas Ruff, ts01, 2006. Cortesy Galerria Lia Rumma, Napoli/Milano

No comments :