Tuesday 19 January 2010

Tempo Suspenso

A distorção dos princípios clássicos modernos, em particular a célebre expressão «a forma segue a função» é uma das preocupações do discurso de Jane e Louise Wilson (nascidas em 1967, em Newcastle, Inglaterra).

As irmãs gémeas trabalham em conjunto desde os finais da década de oitenta do século passado e utilizam como suporte filmes, vídeos e fotografias para examinar as estruturas do exercício do poder e ideológicas; exploram o tempo suspenso nos espaços com uma ressonância histórica associada às actividades de controlo, de vigilância, do exercício da autoridade.

O corpo do seu trabalho invoca a «arquitectura de morte», na qual se inclui a antiga sede da polícia secreta da ex-República Democrática Alemã (Stasi City, 1997); o contexto britânico durante a Guerra Fria, como a antiga base norte-americana de Greenham Coomon, em Berkshire, palco de inúmeras manifestações contra o armamento nuclear e entretanto desmantelada; ou os bunkers abandonados da extensa fortificação defensiva – a Muralha do Atlântico – criada pelas tropas alemãs durante a Segunda Grande Guerra (Sealander, 2006). Mais recentemente a sua atenção focou-se nos arquivos do cineasta Stanley Kubrick sobre o Holocausto (Unfolding the Aryan Papers, 2009).

Published at NS'210/IN#106, Mercado da Arte (62), (Diário de Notícias N.º 51420 e Jornal de Notícias N.º 229/122), 16 de Janeiro de 2010. Portugal Jane and Louise Wilson, Unfolding the Aryan Papers, 2009 Courtesy Fundação Calouste Gulbenkian

No comments :