- «O Prémio BES photo ... adquire estatuto internacional na sua 7ª edição alargando o âmbito de selecção de artistas que, a partir desta edição, poderão ser de nacionalidade portuguesa, brasileira ou dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP’s)... A composição do Júri de Selecção da 7ª edição do BES photo integra três elementos que acompanharam o panorama expositivo da fotografia no período a que reporta o prémio, e que individualmente representam o triângulo geográfico referido - Delfim Sardo, curador, crítico de arte e professor (Portugal); Bisi Silva, curadora e fundadora/directora do Centro de Arte Contemporânea de Lagos, CCA Lagos (Nigéria); e Ivo Mesquita, Curador e crítico de Arte (Brasil).»
in PR "Prémio BES Photo internacionaliza-se a partir de 2011"
Os PALOP é grupo formado por seis países lusófonos africanos. Cinco dos membros foram colónias de Portugal em África (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe), o outro é a Guiné Equatorial, que em 2007 adoptou o português como língua oficial. Estes seis países integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a CPLP - uma organização internacional, criada em 1996, e constituida por: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste (integrou a organização em 2002); Guiné Equatorial, Maurícia e Senegal são considerados observadores associados à organização.
Paralelamente, nesta fase de selecção os autores seleccionados (três a cinco) serão convidados a apresentar os seus trabalhos, numa primeira exposição no Museu Colecção Berardo (Portugal), de 14 de Março a 13 de Junho de 2011, e posteriormente na Pinacoteca de São Paulo (Brasil), entre Julho e Agosto de 2011.
No comments :
Post a Comment