Nos meses mais recentes as vendas de arte contemporânea têm sofrido um decréscimo mas outros sectores do mercado artístico, como o dos grandes mestres, têm apresentado vendas fortes e significativas. É visível, também, a tendência de reforçar a ligação entre as diferentes áreas especializadas da história da arte.
Enquanto na National Gallery (Londres), as obras de Pablo Picasso estão organizadas de forma a encetar um discurso com os grandes mestres dispostos pelas múltiplas salas da galeria; um outro exemplo, nos próximos dias, é a possibilidade de poder encontrar a Cabeça de um Filósofo com Chapéu Vermelho (do século XVIII), por Giandomenico Tiepolo (filho de Giovanni Battista Tiepolo), ou a fotografia The Ladder (A Escada), de 1844, de William Henry Fox Talbot, junto de Bill Viola ou de outras peças de arte contemporânea apresentada por galerias como a Haunch of Venison ou a Hauser & Wirth, também em Londres.
Os 239 dealers de arte e antiguidades, originários de 15 países (Luis Alegria, e Jorge Welsh Porcelain & Works of Art, de Portugal, são dois dos expositores) e presentes na mais bela montra de arte do mundo regressam aos temas tradicionais da história da arte.
A 22ª edição da TEFAF Maastricht, abre as suas portas ao público este fim-de-semana e permanece aberta até dia 22 de Março.
Published at NS'166/IN#062, Mercado da Arte (70), (Diário de Notícias N.º 51207 e Jornal de Notícias N.º 280/121), 14 de Março de 2009 Portugal © Bill Viola, Ttransfiguration, 2007 Courtesy: Haunch of Venison, Kira Perov e Bill Viola
No comments :
Post a Comment