O corpo de trabalho desenvolvido originalmente, em 2010, para o Internationales Künstlerhaus Villa Concórdia (Bamberg, Alemanha), por João Leonardo (1974, Odemira) explora os resíduos do consumo contínuo e repetido de um vício, neste caso, do tabaco. A exposição encontra-se dividida em dois conjuntos: o primeiro conjunto, a fazer lembrar uma popular exposição com corpos dilacerados, fragmentados e fatiados. Definitivamente antagónico à perspectiva exacerbada, reflexa de uma sociedade puritana contemporânea em que a causa de todas as nossos doenças é o tabaco e o acto de fumar, o segundo conjunto é o de maior maturidade conceptual. As séries como Cigarette Filter Collection e Cigarette Paper Collection ou Calendar #24 e Prana evidenciam um trabalho mais elaborado. Neste conjunto, Leonardo, desenvolve e apresenta-nos uma exploração etnográfica, de cariz social, sobre as necessidades e dependências humanas. Uma indução sobre o sistema de ordenação do caos que governa a condição humana. O artista resgata, colecciona, separa, cataloga e reintroduz vários fragmentos encontrados na ruína do mundo. Cada espécime resgatado induz para a individualidade particular da sujeição aos vícios naturais que se impõem socialmente. Como o simples acto de respirar, o artísta recupera fragmentos de cigarros, beatas, cinza, caixas de cigarros de uma forma desmedida enquanto nos impõe o cheiro petrificado do tabaco.
One Hundred and Six Columns, Four Head and One Table, em exposição na galeria 111 (Lisboa) até 30 de Julho de 2011.
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