O valor definindo pelo uso de símbolos que projectam imaginários como os adornos pessoais – colares, anéis, ou braceletes, normalmente feitas a partir de ou com metais ou pedras preciosas – permite facilmente perceber o status sócio-económico de uma pessoa.
Juntamente com outros indícios como posturas, concepções, rituais ou hábitos cognitivos, a reprodução de diferenças é elaborada e desenvolvida tendo em vista relações sociais num sistema de trocas.
Concebido por Ana Cardim, o projecto Garbage Pin: Valor VS Desperdício é um olhar de noventa artistas contemporâneos sobre a experiência de valor. A apropriação e reinterpretação de objectos do quotidiano (dejectos, imagens, fármacos, palavras, etc.) conferem poder e status às matérias relativas e subjectivas acumuladas durante cinco dias.
Os 440 pequenos sacos de lixo patentes na galeria MCO – Arte Contemporânea (Porto), até 2 de Maio, reciclam os excedentes produzidos por indivíduos oriundos de diferentes áreas de trabalho como pintura, escultura, teatro, música, literatura e, maioritariamente, joalharia contemporânea. A jóia Gabarje Pin (prata), com kit de recargas, custa 75 euros.
Published at NS'172/IN#068, Mercado da Arte (70), (Diário de Notícias N.º 51154 e Jornal de Notícias N.º 329/121), 25 de Abril de 2009, Portugal. Courtesy a Artista.
No comments :
Post a Comment