Durante 2009 o fotógrafo Caio Reisewitz (representante do Brasil na Bienal de Veneza em 2005) percorreu e registou as paisagens da Galiza (Espanha), da fronteira com Portugal sem os compromissos políticos e dogmáticos que encerram muitos discursos estéticos. Através das suas imagens tomamos consciência da nossa convivência com o ambiente natural que nos rodeia.
A colaboração entre o fotógrafo, a Fundación Pedro Barrié de la Maza e a Fundación RAC (Róson Arte Contemporáneo) permitiu estender o resultado às duas cidades da Galiza. Ao apresentar pela primeira vez nas duas fundações, situadas nas cidades de Vigo e Pontevedra, respectivamente, este trabalho contribuiu e enriqueceu a história viva desta região espanhola.
Em 2009 a feira de arte ARCOmadrid atribuiu um dos prémios dedicado aos coleccionadores espanhóis (na categoria institucional) à Fundación RAC pela sua contribuição para o património artístico espanhol.
Esta colecção privada conta com mais de 250 obras de 140 artistas de todo o mundo, e tem como finalidade apoiar a arte e a cultura mediante a realização de projectos artísticos e de actividades que incentivem a criação artística na Galiza.
Published at NS'209/IN#105, Mercado da Arte (62), (Diário de Notícias N.º 51413 e Jornal de Notícias N.º 222/122), 9 de Janeiro de 2010 Portugal Vista da exposição Maracutaia de Caio Reisewitz na Fundación RAC, 2009 Courtesy Fundación RAC
No comments :
Post a Comment