O segmento dedicado à fotografia provou ser um dos mais lucrativos do mercado artístico, com os valores a mais do que duplicarem entre Janeiro de 1998 e Janeiro de 2008. De acordo com a Artprice, mais de 11 mil imagens foram vendidas nos diferentes leilões. De acordo com a mesma fonte, os valores actuais das imagens fotográficas estão substancialmente ajustados aos níveis apresentados em 2004 (menos vinte a trinta por cento do que em 2008).
No seguimento do êxito reportado pela Paris Photo e pela Miami Photo, a Madridfoto apresenta-se com a primeira feira internacional especializada em fotografia contemporânea a realizar-se em Espanha. Promovida por Enrique de Polanco e sob a direcção artística de Giulietta Speranza, a nova experiência comercial e artística em Madrid é dedicada à promoção e divulgação da imagem fotográfica e realiza-se entre os dias 7 e 10 de Maio, no Pavilhão 6 da Feira de Madrid.
A nível nacional, foram duas as galerias seleccionadas para estarem presentes nesta primeira edição da feira – a Carlos Carvalho, de Lisboa, e a Mário Sequeira, de Tibães (Braga) –, juntamente com outras galerias internacionais, como Enrique Guerrero (Cidade do México) e Galerie Vu’ (Paris), ou de Espanha, como Helga de Alvear e Juana de Aizpuru, entre outras.
Published at NS'173/IN#069, Mercado da Arte (70), (Diário de Notícias N.º 51161 e Jornal de Notícias N.º 336/121), 2 de Maio de 2009, Portugal. Nazif Topçuoglu, Gossip, 2007. Courtesy Flatland Gallery Utrecht-Paris
No comments :
Post a Comment