Monday, 9 November 2009

Uma rede independente de coleccionadores

Independent Collectors permite partilhar conhecimentos sobre arte contemporânea

Fenómeno recente numa sociedade cada vez mais informatizada, as redes sociais na internet são espaços virtuais que estão a transformar a forma como comunicamos e nos relacionamos com os outros. No ciberespaço as ideias de «individualização» e de «privacidade» confundem-se com as de «comunidade» e de «público». Na internet, os limites estão descoloridos, difusos, enquanto as possibilidade de relacionamento apresentam-se como infinitas. Dentro deste contexto começaram a surgir ferramentas para relacionamento social como o hi5, o Twitter ou, mais recentemente, o Facebook.

Também na comunidade virtual os espaços de especialização estão à distância de um clique. A Independent Collectors [IC] é uma rede exclusivamente dedicada a coleccionadores de arte contemporânea que querem «ligar-se» a outros coleccionadores oriundos de vários zonas do globo. Criada em Maio de 2008, esta rede compreende mais de 2150 coleccionadores, entre os quais 31 Portugueses ligados em rede com os restantes membros provenientes de países como Alemanha, Espanha, Estados Unidos da América, Itália ou Reino Unido, por exemplo.

Com um funcionamento similar a qualquer outra comunidade, a IC permite aos seus membros construir uma rede de coleccionadores com a intenção de partilhar conhecimento sobre arte contemporânea e coleccionismo, partilhar experiências e visões de obras de artistas. E como em todas as comunidades, esta também é sustentada por um código ético que deixa bem claro quais os limites de gerência entre membros.

Contudo, este espaço virtual surgiu como reacção às incursões levadas a cabo por indivíduos mais interessados no retorno económico resultante da especulação do valor das obras de arte do que na promoção e divulgação da arte contemporânea e na defesa dos artistas e do sue trabalho.

Geralmente, estas iniciativas procuram construir redes comunitárias em torno de um objecto comum com actividades festivas e turísticas, de forma a fundamentar e validar o fenómeno por si propagado, mas onde os preços de obras de arte são inflacionados, por vezes em valores superiores a trezentos por cento.

Entretanto, a rede social Independent Collectors foi originalmente idealizada por jovens coleccionadores no mercado da arte à procura de respostas a muitas questões que afligem quem começa a coleccionar. Esta plataforma virtual é uma rede de coleccionadores a nível global sem qualquer interesse comercial ou económico, em que as certezas são diminutas e as dúvidas uma constante.

Published at NS'200/IN#096, Mercado da arte (68), (Diário de Notícias N.º 51350 e Jornal de Notícias N.º 159/122), 7 de Novembro de 2009 Portugal Foto: Independent Collectors Managing Directors (Ulrich Grothe, Christian Schwarm e Uwe Thomas) Courtesy: Independent Collectors

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