As relações entre arte, objectos de arte, artistas e os poderes institucionalizados desde sempre definiram as reorganizações biopolíticas e as imposições de novos regimes estéticos. Os artistas contemporâneos trabalham globalmente sobre assuntos globais, enquanto concebem formas criativas que estão relacionadas com os modos de fazer e de actuar específicos a cada identidade própria.
Depois da exposição colectiva na Reflexus Arte Contemporânea, no Porto, em Janeiro, Carlos Noronha Feio (1981) presentemente expõe na Sopro – Projecto de Arte Contemporânea, em Lisboa. O trabalho concebido por Noronha Feio inscreve vários meios, uma combinação de vídeo e performances, pintura ou o artesanato nacional. Por exemplo, os cinco tapetes de Arraiolos idealizados pelo artista sobre questões culturais afegãs, mas concebidos pelas urdidoras desta vila alentejana, reportam à condição transcultural contemporânea: Rockets up and down and up (Good News), por €2000 euros, ou Satellite (Good News – Birth and Fertility – faith, wheels of fortune), por €2200. As peças concebidas por Carlos Noronha Feio, posicionadas neste contexto, são uma análise ás irresolúveis contradições internas ou às lógicas disjunções externas derivadas da cultura.
Published at NS'162/IN#058, Mercado da Arte (78), (Diário de Notícias e Jornal de Notícias), 14 de Fevereiro de 2009 Portugal © Carlos Noronha Feio, Rockets up and down and up (Good News) (Tapete de Arraiolos, 194x110 cm), 2008 Courtesy: the artist e Sopro – Projecto de Arte Contemporânea
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