Monday, 26 October 2009

Como saber o valor das obras de artistas emergentes

Um dos aspectos mais importantes num coleccionador é a paciência; outro é saber ter um ouvido atento.

No espaço de um ano alguns dos desenhos a tinta da china da jovem artista Adriana Molder foram colocadas à venda em leilões nacionais. Os preços variavam entre vinte mil euros (Março de 2008) e 2,5 mil euros (Dezembro de 2008). Em nenhum dos casos as peças encontraram comprador durante o decorrer dos leilões. Uma das questões colocadas por muitos coleccionadores está relacionada com o saber atribuir o valor a uma peça de um artista emergente, ter a noção do preço comparativo a atribuir a uma obra de um jovem artista ou emergente que ainda não passou pelas salas leiloeiras.

Apesar do natural interesse pelas vantagens financeiras do investimento em arte contemporânea, os coleccionadores também necessitam de se deixar seduzir pelos valores fundamentais que essa arte representa. Durante os últimos anos, a forma especulativa com que as pessoas propendiam para o mercado dos artistas emergentes ou jovens artistas fez com que o papel do coleccionador como patrono se diluísse, se perdesse, sacrificado aos negócios lucrativos resultantes da valorização e venda imoderada de peças acabadas de serem compradas.

Um dos aspecto mais importante num coleccionador é a paciência; outro é saber ter um ouvido atento. Os leilões não são a única forma de determinar o preço de uma obra de arte ou o valor de um artista: são um barómetro menor na validação do valor no mercado. Os leilões têm por princípio o processo em que num determinado momento duas ou mais pessoas demonstram o mesmo interesse por um determinado objecto. Não obstante a incerta situação económica actual, os comentários pós-eventos, como as feiras de arte e leilões durante estes últimos meses, salientam a surpresa pelas vendas realizadas, quer em termos de quantidades quer em termos de valores.

Mas como saber o preço a atribuir a uma peça de um artista emergente e evitar as disparidade de valores como os aplicados na obra da artista acima referida? Além de avaliar a lei da oferta e da procura, é preciso comparar obras de tamanho e em suporte análogo de um artista num estágio similar da sua carreira. Outro dos aspectos a considerar é se o artista continua a expor de uma forma regular, quando e onde foi a sua última exposição (a clara ausência desta demonstração pública reduz o valor para o mínimo, ou seja, para zero euros). Por último, falar com quem melhor conhece o mercado e os artistas, os galeristas são aqueles indivíduos que têm a consciência mais nítida de qual o preço que a obra de um artista deverá ter. Depois, existem outros factores que permitem aferir com maior exactidão qual deverá ser o seu valor, como a qualidade e singularidade da obra.

Published at NS'198/IN#094, Mercado da arte (68), (Diário de Notícias N.º 51336 e Jornal de Notícias N.º 145/122), 24 de Outubro de 2009 Portugal © Adriana Molder, Sem título (148,5x197,5cm), 1998 Courtesy: Palácio do Correio Velho

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