Desde Setembro de 2008 as leiloeiras ajustaram a estratégia ao apresentarem valores estimados mais baixos
Em Paris, nos próximos dias, a realização de diversas feiras e leilões de arte contemporânea virão confirmar se a recuperação do mercado da arte é uma realidade. A Show Off Paris 2009 (Port des Champs Elysées, de 21 a 25 de Outubro), a FIAC 2009 (no Gran Palais e no Louvre, de 22 a 25 de Outubro), a Cutlog (Bourse du Commerce, de 22 a 25 de Outubro), a Art Elysées 2009 (Campos Elísios, de 22 a 26 de Outubro) e a SLICK 2009 (Centquatre, de 23 a 26 de Outubro), juntamente com a inauguração de grandes exposições no Museu do Louvre, Centro Pompidou, Jeu de Paume, Maison Rouge, Palais de Tokyo, etc., todas em Paris, e outros eventos nas localidades vizinhas são de assinalar. Vernissages em várias galerias parisienses complementam o conjunto de experiências dispostas para usufruto comercial dos milhares de visitantes durante a realização das múltiplas feiras e leilões de arte contemporânea.
Num outro nível, e apesar da recessão mundial ter chegado ao fim - ao passar, de acordo com o FMI e analistas económicos, o ponto de inflexão -, a crise continua. A recuperação económica gradual registada durante 2009 e o crescimento modesto das economias germânicas e francesas, por exemplo, impulsionaram a moral dos vários intervenientes no mercado da arte contemporânea.
Desde Setembro de 2008, há pouco mais de um ano, as leiloeiras ajustaram a sua estratégia ao apresentarem valores estimados mais baixos, oferecerem menos lotes e controlarem as garantias – excepto no caso de obras verdadeiramente excepcionais. Durante o primeiro semestre de 2009, 79% dos lotes apresentados foram adquiridos por menos de 5 mil euros, comparado com 73% em igual período de 2008.
Neste contexto, e aliada à beleza e atractivos comerciais da cidade de Paris, a interacção com o mundo da arte através de múltiplos canais (inaugurações de feiras e exposições ou a realização de leilões) vai permitir uma experiência enriquecedora para um grande número de pessoas, durante a próxima semana, quando os amantes de arte, investidores, coleccionadores e público em geral se reunirem sob as múltiplas abóbadas da Cidade-Luz e forem tentados a pagar milhões por peças de arte.
Published at NS'197/IN#093, Mercado da arte (68), (Diário de Notícias N.º 51329 e Jornal de Notícias N.º 138/122), 17 de Outubro de 2009 Portugal © Dias & Riedweg, O Jardim (colour lenticular photograph), 2009 Courtesy: Galeria Filomena Soares
Subscribe to:
Post Comments
(
Atom
)
No comments :
Post a Comment