
A atenção da leiloeira e de qualquer apreciador estará concentrada em três dos lotes apresentadas pela Sotheby’s (no dia 3 de Fevereiro), as pinturas a óleo Pichet et Fruits Sur Une Table, de 1893-94 (proveniente de uma colecção privada europeia), de Paul Cézanne, e Kirche in Cassone (Landschaft Mit Zypressen), de 1913 (este óleo sobre tela desapareceu da colecção de familiares do industrial do aço Austro-húngaro Viktor e Paula Zuckerkandl durante o período da Segunda Grande Guerra, e foi entretanto restituída aos seus descendentes), de Gustav Klimt, e a escultura L’Homme Qui Marche I, concebida em 1960 (da propriedade da instituição financeira Dresdner Bank AG), de Alberto Giacometti. Cada uma das peças está estimada por um valor superior a onze milhões de euros.
É raro apareceram no mercado peças desta qualidade, mas a selecção conduzida pelas diferentes casas leiloeiras e a importância da peças apresentadas só vêm confirmar o interesse dos coleccionadores em obras já emolduradas pela história da arte.
Published at NS'212/IN#108, Mercado da Arte (70), (Diário de Notícias N.º 51432 e Jornal de Notícias N.º 243/122), 30 de Janeiro de 2010. Portugal Gustav Klimt, Kirche in Cassone (Landschaft Mit Zypressen), 1913. Courtesy Sotheby's 2010
No comments :
Post a Comment