Peter Piller (1968, Alemanha) amplia as cópias de imagens sem foco substancial ou pormenor significativo e classifica e cataloga numa ordem não cronológica narrativas já fragmentadas. As fotografias são retiradas de jornais regionais alemães ou da colecção de imagens aéreas, de habitações, compradas a uma empresa cujo negócio encerrou na década de oitenta do passado século. Posteriormente, estas imagens são nominadas e organizadas tematicamente em clusters visuais de acordo com o acaso do gosto momentâneo do fotógrafo ou por índices visuais: círculos, setas ou carros dos fotógrafos – Fotografenauto [O Carro do Fotógrafo], por exemplo. Ao mesmo tempo, tornam-se numa oportunidade para o observador reflectir sobre os comportamentos sociais, significados históricos ou sobre a linearidade do pensamento. Em 2006, um conjunto de imagens intitulado Ungeklärte Fälle [Casos por Esclarecer] estava à venda por 37 mil euros na feira da arte de Basileia (Suíça). Presentemente, pode ser visto um largo conjunto de imagens deste fotógrafo alemão na exposição Regionales Leuchten [Brilho Regional], na Marz-Galeria (Lisboa), com valores que vão de 1500 euros a seis mil euros para algumas das imagens.
Uma pesquisa sobre o mundo contemporâneo
Inaugurou recentemente a Whitney Biennial, a mostra da arte norte-americana contemporânea que decorre no Whitney Museum of American Art (Nova Iorque), entre 25 de Fevereiro e 30 de Maio. Com 55 artistas, a edição deste ano, sem tema, apresenta-se como uma snapshot do estado actual da arte contemporânea, mas também da realidade em geral. Assim, ao invés de ser uma sucessão de mini-retrospectivas sob o mesmo título, e ao contrário de anos anteriores, a bienal apresenta unicamente uma obra ou uma série por autor.
Published at NS'213/IN#109, Mercado da Arte (68), (Diário de Notícias N.º 51439 e Jornal de Notícias N.º 250/122), 6 de Fevereiro de 2010, Portugal. Vista da exposição, Peter Piller, Regionales Leuchten, Marz-Galeria; Josephine Meckseper, Mall of America (vídeo, transferido para DVD, cor, som, 12:48min), 2001. Collection of the artist; Courtesy VG Bild-Kunst, Bonn
No comments :
Post a Comment