Wednesday, 17 February 2010

JustMadrid

Carlos Urroz fala da nova feira dos valores «emergentes» na arte contemporânea.

Noutro lado da cidade de Madrid, e dada a importância crescente que a fotografia está a adquirir no mercado da arte, Henrique de Polanco – a família Polanco é detentora do Grupo Prisa, o maior conglomerado de meios de comunicação de Espanha e Portugal (onde é um dos accionistas de referência no grupo Media Capital) – apresentou em Maio de 2009 a MadridPhoto, e, para este ano, arranca com a Just Madrid, a 18 de Fevereiro de 2010, um dia após a inauguração da ARCOmadrid. Em conversa com o responsável pela comunicação da feira, Carlos Urroz, procurou-se perceber qual o enquadramento desta nova manifestação comercial artística.

Do ponto de vista do investimento, quais são as qualidades do mercado da arte?
É um momento para observar os artistas, ver como evoluem os que surgiram nos anos noventa e ver quais se mantêm ou não. Dado o preço de alguns artistas de quarenta anos, muitos coleccionadores estão a orientar-se na procura de novos artistas que, mantendo-se avaliados por comissários e instituições, ainda não entraram na especulação do mercado.

Quais são as especificidades da paisagem artista espanhola e ibérica?
Existe em Espanha todo um circuito de museus regionais que ajudam os artistas ditos «emergentes». É fácil a um artista ter uma carreira estável durante cinco anos ao transitar por salas e bolsas de instituições espanholas e conseguir uma galeria profissional com a qual trabalhe durante esses anos. O difícil para os artistas portugueses e espanhóis é saltar para o circuito internacional e poder competir com artistas que trabalham com museus por todo o mundo.

O que distingue a JustMadrid de outras feiras de arte contemporânea de Espanha e internacionais?
A JustMadrid é uma feira pequena e comissariada. Uma directora artística seleccionou as galerias e os artistas que estas representam. Também foram convidados sete grupos de curadores de todo o mundo para trabalhar com estes artistas. Pelo perfil dos artistas, será uma feira acessível, onde se pode encontrar obras com as quais é possível começar uma colecção ou encontrar um artista que se pode seguir posteriormente durante a sua carreira.

Como vê o potencial da JustMadrid para a evolução do mercado espanhol?
É um projecto complementar à ARCO, o qual permite ás galerias ditas «emergentes» apresentar artistas com um grande potencial a comissários e coleccionadores. Além disso, os preços são acessíveis e a quantidade de informação que a feira oferece é limitada a 25 galerias, com um máximo de setenta e cinco artistas. É abrangente e especializada, e os coleccionadores, além da feira de Basileia, optam cada vez mais por estes formatos.

Para a primeira edição, qual é a experiência pela qual podermos passar na JustMad 2010?
Uma experiência agradável. Numa tarde há poucos artistas para ver, pré-seleccionar e – confiamos – comprar alguns deles. Além disso, a localização é fantástica: uma nave do século XIX, a poucos metros do Reino Sofia e do Matadero.

Published at NS'214/IN#110, Destaque (54-55), (Diário de Notícias N.º 51446 e Jornal de Notícias N.º 257/122), 13 de Fevereiro de 2010, Portugal. Sara & André, www.specificthings.com e www.hotelbedjump.net (da serie Claimetofameonline), 2009. Courtesy Galeria 3+1 Arte Contemporânea, Lisboa

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